Pastoral de Rua

Pastoral de Rua foi criada em 1987 pela Fraternidade Oblatas de São Bento, com o intuito de estimular a redescoberta da autoestima e da dignidade dos moradores de rua. Seu principal objetivo é ser presença no meio do povo da rua reconhecendo-o como sujeito de sua ação e construindo com ele alternativas que transformem a situação de exclusão em projetos de vida. Surgiu como a concretização do Projeto Escutar com o ouvido do coração. A partir daí procurou-se incentivar a organização para que o povo de rua supere o estigma da exclusão para conquistar a cidadania.
No ano de 2009, mais de 4.300 atendimentos foram realizados pela Pastoral de Rua com seus projetos e ações. Em Belo Horizonte, a Pastoral acompanha a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare), que a partir de 2000 incentivou e contribuiu com a disseminação e organização dos catadores em diversos municípios mineiros.
Muitas outras conquistas foram alavancadas neste processo que imprimiram um novo olhar no trato e acolhida a esta população: a Associação Moradia para todos, constituída por moradores e ex-moradores em situação de rua que desde 1996 tem sido espaço de discussão e luta por moradia e, ainda, a conquista de serviços públicos como a República Reviver, Centro de Referência da População de Rua, Ambulatório Carlos Chagas e Creche para os filhos dos catadores, junto ao Orçamento Participativo à partir da luta e organização da população de rua. A Pastoral participou ativamente na organização do Fórum da População de Rua assim como da organização do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e do Movimento da População de Rua.
A Pastoral é membro da equipe de articulação nacional da Pastoral do Povo de Rua e participa da Pastoral  Regional Leste 2 da CNBB.
Para a execução das ações, a Pastoral conta com o apoio dos agentes que atuam animando e estimulando a organização do povo, resgatando a beleza da vida e denunciando os mecanismos de morte, buscando acolher o clamor do povo excluído como sinal visível do Reino, firmando o compromisso em defesa da vida.
Endereço e contato:
Pastoral de Rua
Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha
31210-120 - Belo Horizonte - MG
Telefone:(31) 3428-8366 - Fax:(31) 3422-7141

Fonte: Vicariato em ação social e política, Ano I, nº 1, Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário