Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança retrata o empenho da Igreja pela sobrevivência e o desenvolvimento integral da criança, em especial, as mais carentes, por meio da participação ativa da própria família e a mobilização da comunidade.
Atua diretamente com as crianças e seus familiares. Desenvolve ações nas áreas da saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades, sempre com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida.
Acompanha gestantes e crianças promovendo ações de contexto familiar e comunitário promovendo a dignidade e a cidadania. Além disso, trabalha a espiritualidade e a educação para a paz.
A Pastoral da Criança atua em 17 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 202 Paróquias e 101 comunidades. Atende mensalmente, cerca de 7 mil crianças e 450 gestantes e conta com a ajuda de 1645 voluntários.
A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança é a comunidade e a família. A Pastoral adota uma metodologia comunitária e participativa, que procura envolver a pessoa como sujeito e agente de transformação. Ela é treinada para atuar como líder, na própria vizinhança.
Esses líderes se organizam, nas comunidades das periferias urbanas e no meio rural, em pequenos grupos de 10 a 20 famílias. A Pastoral da Criança é Missionária, concretiza sua missão nas visitas domiciliares e acompanhamento das famílias e crianças.

OBJETIVOS
• Diminuir as doenças e as mortes de fácil prevenção entre as crianças e as mulheres;
• Acompanhar as famílias para que estejam preparadas para assumir, com responsabilidade, a missão de cuidar da saúde, da nutrição, da educação e da fé das crianças, desde o ventre materno;
• Democratizar o conhecimento e a prática das ações básicas de saúde, nutrição e educação, essenciais ao desenvolvimento da vida;
• Resgatar os valores culturais da solidariedade entre as famílias, da responsabilidade social, da cidadania, da ecologia e da Paz;
• Proporcionar a organização comunitária para a vivência cotidiana da Fé integrada à Vida e a celebração da Palavra de Deus;
• Criar condições para que a mulher se torne agente de sua própria promoção, de sua família e da comunidade;
• Despertar e capacitar lideranças comunitárias para que se integrem à Ação Missionária da Pastoral da Criança.


Mais informações no site nacional: www.pastoraldacriança.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário