Quem escreveu o Evangelho de Marcos?

Quem escreveu o chamado “Evangelho segundo São Marcos”? Quando se escreveu? Quem foram seus primeiros destinatários? A resposta a estas perguntas, de caráter histórico não é totalmente indiferente para a compreensão da mensagem que o Evangelho quer transmitir. Trata-se, no entanto, de perguntas que não preocupam demasiadamente ao próprio autor do Evangelho e que, provavelmente, por não considerá-las essenciais, decidiu deixá-las no silêncio absoluto. Os investigadores, porém, não querem deixar esta questão de lado e por isso, buscam, sem cessar, uma resposta, conscientes da luz que ela poderá dar ao leitor atual do Evangelho. As respostas são de uma variedade desconcertante. Sem dúvida, nos movemos em um terreno de areia movediça nos limitando a ensinar a resposta mais verossímil.
O texto mesmo do Evangelho nada fala sobre seu autor. Uma antiga tradição da Igreja atribui este Evangelho a Marcos. Conhecemos Marcos a partir de outros textos do Novo Testamento. Oitenta anos depois de Marcos, Papias (bispo de Hierápolis – cerca de 140 d.C. – fala de Marcos como intérprete de Pedro; isso nos leva a Roma).
Irineu também fala que o Evangelho de Marcos foi escrito em Roma, segundo o testemunho de Pedro, porém, depois da morte do apóstolo (isto nos situa em Roma por volta do ano 64). Para Irineu, trata-se de João Marcos do qual fala os At 12,12 (Marcos também aparece como colaborador de Paulo e Barnabé). Segundo 1Pd 5,13 este Marcos é reencontrado em Roma. At 13,5-13 e At 15,36-40.
Marcos é anônimo. O título foi provavelmente acrescentado quando os Evangelhos foram reunidos e houve necessidade de distinguir a versão dos demais Evangelhos. O estilo grego do Evangelho de Marcos é simples, direto e repleto de semitismos que seria de um cristão em Jerusalém.
O anonimato da obra aponta para a autoridade da palavra, que sustenta a pregação da Igreja. Com toda probabilidade, o que se pode afirmar a respeito do autor do Evangelho é que tinha o nome de Marcos, nome muito comum na época. O lugar da composição do Evangelho é provavelmente Roma.
Portanto, para saber alguma coisa a respeito do autor do Evangelho a fonte primordial deve ser o próprio texto evangélico. Apoiados em razões internas do texto, que irão aparecendo ao ritmo da leitura, podemos dizer que Marcos era provavelmente um judeu-cristão de Roma, já aberto à missão entre os pagãos, e que certamente gozava de uma grande autoridade na comunidade como testemunha da tradição apostólica.

Fonte: CTP

3 comentários: