Pastoral dos Direitos Humanos

A Comissão Pastoral de Direitos Humanos (CPDH), foi criada há 30 anos com o objetivo de construir e defender a cidadania. Sua equipe de gestores conta com o auxílio de uma rede de voluntários e colaboradores que atuam em ações e políticas de proteção, reparação, defesa e promoção dos direitos humanos.
Em Minas Gerais, a pastoral se constituiu como uma das principais entidades de defesa, proteção e promoção dos direitos humanos. Sua atuação iniciou-se na luta contra a ditadura e no acolhimento de familiares vítimas da violência.
Muito atuante, a Pastoral presidiu o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais entre 2002 e 2009, coordenou o Programa de Proteção e Assistência a Vítima e Testemunhas Ameaçadas Provita (MG), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Governo de Minas Gerais, de 2002 a 2008.
Atualmente, a Comissão possui um plantão jurídico, atua em projetos de promoção de direitos, atende familiares de presos e promove, periodicamente, cursos de educação para os direitos humanos, voltados para lideranças comunitárias e de movimentos sociais.
A Pastoral mantém parcerias com vários órgãos públicos e da sociedade civil, como o Movimento Nacional de Direitos Humanos (regional Minas) e o Núcleo de Direitos Humanos da Pro-reitoria de Extensão da PUC Minas, além de se articular com as outras pastorais sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Outras informações:
Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha
Belo Horizonte - MG
Telefone (31) 3428-8370

Fonte: Arquidiocesebh.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário