O Pentateuco

O Pentateuco compreende os cinco primeiros livros da Bíblia. A tradição judaica (TaNaK) utiliza o nome TORAH ( instrução, ensinamento, orientação) para designar estes livros. Porém, quando a TaNak foi traduzida para o grego, o termo Tarah foi traduzido por nomos – LEI – e como nós cristãos ficamos com a Septuaginta acabamos por reduzir o Pentateuco num conjunto de Leis, esquecendo a narratividade.
Na tradução dos LXX os cincos primeiros livros da Bíblia chamam-se Pentateuco. Penta - cinco. Teuco - estojo. Pentateuco: "o livro dos cinco estojos." Os livros eram guardados dentro de estojos, por isso o nome.
Na forma em que hoje é encontrado na Bíblia, inicia-se com o relato da Criação, perpassa os grandes momentos da vida dos Patriarcas, a saída do povo da escravidão do Egito, sua caminhada pelo deserto e termina com o povo perto de entrar na Terra Prometida. Assim percebe-se, um progresso vital na estrutura do Pentateuco, que transcorre desde a Criação do Mundo e do Ser Humano, a interação de Deus com este, sua autocomunicação e seu desígnio de salvar seu povo.
É uma obra profundamente humana, porque destinada ao ser humano, fala uma linguagem humana e nos apresenta, na sua história, o ser humano tal como é, com suas crenças e rebeldias contra os desígnios do Senhor.

(Rodrigo Ferreira, História da Salvação I, CTP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário