Meios de comunicação: aliados indispensáveis
Presidente da CNBB enfatiza importância dos meios de comunição no anúncio da Boa Nova
A Igreja, consciente da força e do alcance dos meios de comunicação, “os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, afirma o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cardeal Raymundo Damasceno.
Dom Damasceno falou, na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que acontece no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro.
O cardeal destacou que já na Conferência de Medellín (1968), a Igreja na América Latina compreendeu o quanto os meios de comunicação eram imprescindíveis na tarefa evangelizadora.
“A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, disse.
Dom Damasceno considera que a nova cultura que nasce dos meios de comunicação e suas implicações é uma realidade que desafia a Igreja na sua missão evangelizadora. 
“Na Conferência de Aparecida os bispos da América Latina e Caribe nos chamavam a atenção para este fenômeno da revolução tecnológica da comunicação, que marca o fim do Século XX e início do terceiro milênio”, recorda.
Ali os bispos afirmavam que “a utilização dos meios de comunicação de massa está introduzindo na sociedade um sentido estético, uma visão a respeito da felicidade, uma percepção da realidade e até uma linguagem, que querem impor-se como autêntica cultura” (Documento de Aparecida, 45).
Também o Papa Bento XVI – prosseguiu o arcebispo –, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, recorda que “as novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural”.
Entre as iniciativas da Igreja no Brasil para se fortalecer no âmbito comunicativo, o cardeal citou o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que começa no próximo dia 17, no Rio de Janeiro, e a publicação do documento de estudos da CNBB “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”.
Dom Damasceno considera que este Seminário que os bispos realizam traz “uma contribuição ímpar para a Igreja no Brasil”.
“Já posso antever seus abundantes frutos para nossas dioceses, paróquias e comunidades traduzidos no compromisso com uma comunicação que leve as pessoas à plena comunhão umas com as outras, em Jesus Cristo”, disse.

Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário