Ao encontro de Inácio de Loyola
Pe Jose Ramon, SJ

Os encontros, nos relacionamentos humanos, além de complexos e diversos, são um mistério. Quem não conhece encontros fúteis e vazios?... Mas há também encontros inesquecíveis, cheios de encanto, cores e sabores e que o coração humano jamais esquece. Encontros significativos, marcantes e profundos... Você os conhece?
Os relacionamentos humanos são desafiantes. Que o digam Caim e Abel, Esaú e Jacó, Bush e Saddam Hussein... Vivemos tempos de agressões e decepções. Quantos se endurecem, se isolam e se fecham para não sofrer! Inácio de Loyola assim estava, seduzido por uma vida densamente desordenada e excluída.
Salvação é experimentar, na insensatez da própria vida, um sentido novo e positivo: Deus escancara portas e janelas dos que se retraem, iluminando e ampliando os horizontes perdidos.
Descobri Inácio quanto tinha apenas dezoito anos. O tempo passou, mas o meu coração continua seduzido pela obra que Deus fez nesse homem: dissipar trevas, encontar o norte perdido, mudar a vida... Revertério de sonhos e valores! Encontrar-se ao encontrar o totalmente Outro!
Paixão, viver em plenitude, colocar-se criativamente a serviço... eis algumas consequências dos encontros significativos.
Deixe, pois, de lado os seus medos. Viva com ousadia. Saia do lugar onde se enconra e caminhe... Vá ao encontro de Inácio de Loyola... Quem sabe você não o descubra andando ao seu lado e, partilhando razões e corações, surja também no seu peito um grande desejo, firme, generoso, de colocar no centro de sua vida a pessoa e a proposta do Senhor Jesus?
Deixe-se encantar, tocar pelo mistérios para melhor servir, para melhor amar. Os encontros significativos são sempre inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário