1. O que ocorre após a morte?

Clique no link abaixo:

Escrevam seus comentários.

10 comentários:

  1. Maria do Carmo (carminha)24 de novembro de 2011 às 16:24

    A esperança que tenho é que após a morte eu encontre todas as pessoas que me precederam. Não vejo inferno, ceu ou purgatório, enxergo apenas muiitos abraços. No meu imaginário todos com quem convivi, amigos, parentes, colegas de trabalho, minha filha, genro e neto,, enfim todos virão me abraçar, numa grande confraternização.
    A morte para mim é uma certeza suave como respirar, faz parte dessa minha caminhada. Ela é tão normal que minha filha Marse PROFETIZOU (?) em um poema a respeito de sua própria morte em 2004, deixando seu filho então com 4 anos:

    VOCËS (Carta de amor)
    Marse Luciana (dez./1994)
    Nascer... e renascer a cada momento!
    Vocês são o começo de mim,
    o desejo que me fez possível.
    Ah!
    Que possa estar preparada como vocês!
    E poder entregar emm seus braços
    o fruto do fruto.
    Sou uma aventura bem sucedida?
    Sinto-me uma planta bem podada
    mas que ainda vai crescer...
    Crescer...
    com o colo de vocês, meus pais!
    Que orgulho tenho de vocês,
    meus pais!

    Maria do Carmo Fraga Silva (carminha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha. Conheci Marse; fomos colegas de universidade na UFMG, e penso na imensa alegria na qual ela estava quando escreveu o poema que você apresentou. Em dezembro de 1994 estávamos formando..., com um mundo imenso à nossa frente...; mundo este que trilhamos em passos de insegurança. Marse era muito querida por mim. Mora em meu coração. Um abraço

      Excluir
  2. Carminha, que coisa linda o poema da sua filha! "Uma planta bem podada"... Me agrada (apontamento pessoal) a ideia de que o "lado lá" é feito um, ou muitos, abraços. Começamos bem com o seu comentário. A propósito do tema, um abração pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando me encontro com pessoas que perderam alguém na morte ou porque alguém que amam muito partem para um lugar distante, costumo brincar dizendo que um dia estaremos todos juntos e vamos rir bastante de tudo que já passamos. É como se todos, um dia, se encontrassem na NOSSA CASA, retornando de onde partimos, completando o Ano da Vida, no NATAL da nossa existência.
    DEUS é AMOR PURO, pois deste o dia que nascemos em Seu Coração, só pode haver um lugar para retornamos.
    Minha querida Carminha, acredito que o que você e sua querida filha escreveram é que é DAR A LUZ a nossos filhos, como canta o refrão de uma canção:
    "Venham todos acender a luz,
    Na LUZ que não se apaga."
    UM GRANDE ABRAÇO
    QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA SEMPRE CONTIGO
    Maurício Scarano - CTP turma 2009

    ResponderExcluir
  4. “O Rio

    Conta-se que um rio nasceu no alto de uma enorme montanha e iniciou a sua jornada.Foi descendo pela encosta e pouco a pouco foi crescendo, aumentando de volume. Projetou-se numa maravilhosa cachoeira e atingiu o sopé da montanha. Foi abrindo passagem entre as árvores e pedras, algumas mais facilmente, outras com dificuldades. Admirava-se, ora de sua força, ora de sua habilidade para contornar obstáculos. E crescia.
    Passou por planícies e por áreas ressecadas... Umedeceu-as dando-lhes condições de acolher as sementes para florescerem e darem frutos. Matou a sede da terra, de povos, de animais e de pássaros. Conheceu outras correntes de água e as reuniu em si, tornando-se maior e mais fecundo. Os peixes multiplicavam-se em suas águas. Era feliz!
    Certo dia, porém, foi despertado para uma realidade: seu caminho seguia, inexoravelmente, em direção ao mar. Chegaria o momento em que iria penetrar nele e, assim pensava, desaparecer para sempre.
    Pensou num meio de fugir dessa realidade. Mas não havia como saltar sobre o mar, nem tampouco voltar atrás. Os rios não voltam. Ao fazer uma grande curva, avistou o mar. Era enorme, parecia não ter fim. Teve medo.
    Contudo, percebeu que esse era o seu destino. E, temeroso, porém confiante, fez a sua última descida. Entrou no mar.
    Descobriu então, a grande verdade: entrar no mar não é desaparecer, e sim tornar-se parte dele. O pequeno rio tornou-se parte do mar. Junto com tantos outros rios que haviam chegado de todos os cantos do mundo.
    Agora ele já não era só. Era parte de um todo, onde, de mãos dadas, todos eram UM.
    Desapareceu como rio, renasceu como mar!”

    (Dizendo Adeus, Evaldo A. D’Assumpção)

    Ainda sou "um rio" percorrendo, trilhando, e preciso de mais tempo para trazer ao meu coração a leveza necessária para a breve despedida que é a morte de quem amamos. Minha oração é para que nossos amores estejam bem, seja aqui no rio, seja lá no mar...
    Abraços, Judite

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante saber como as outras religiões encaram a morte. Quanto à fala atribuída ao padre, achei muito equivocada. Eu sempre imaginei que depois da morte, teríamos uma continuação da vida, de forma diferente da que temos aqui: sem maldades, sem sofrimento, ao lado do Pai. Como disse a Carminha, "com muitos abraços"...Que as consequências dos nossos erros, vivemos aqui mesmo; que a eternidade não é lugar de punição e nem de julgamentos. O texto postado pela Judite ilustra lindamente o que eu também acredito.
    Achei excelentes e esclarecedoras as aulas de escatologia. Eu gostaria de conhecer muito mais sobre o assunto.
    Sou grata a Deus por poder participar do curso, pelos professores que dedicam seu tempo para nos ajudar a crescer em nossa caminhada e aos colegas que nos enriquecem com sua presença.
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  6. Miguel Arcanjo Ribeiro29 de novembro de 2011 às 07:21

    Carrismo Prof. Rodrigo.
    Meus agradecimentos pelos seus ensinamentos.
    O tempo foi POuco mas bem proveitoso.
    O estudo e bem extenso ha muita literatura sobre o assunto morte ,imortalidade algumas como a epopeia de Gilgamesh,Divina comedia de Dante,Pensamentos de Platao,Santo Agostinho,Santa Catarina de Avila e outros.
    Ainda terei opotunidade de ler todos . Dante ja li um pouco e foi bem proveitoso.

    Morte.
    Aquele que cre em JESUS ja passou da morte para a vida,ja possui a vida eterna.

    Santa Tereza De Avila

    Em sua carta diz;

    Os condenados aguardam com temor o dia do juizo final.
    Sabem que entao seus sofrimentos aumentarao,ao escutar o terrivel convite;Sugite,mortui,venite ad judicium.
    Para os bem aventurados sera um corpo de cloria;
    para os reus,um corpo para sempre obscurecido.

    O que ha apos a morte?

    AP.21;2-8

    Shalom.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo

    Se Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e eu acredito e professo a Fé em Deus Pai, Filho e o Espírito Santo, após a morte terei a Vida. Pois, acredito muito que seguindo o grande Exemplo dado por Jesus Cristo a todos nós, ou seja, a sua entrega sem impor condição alguma, vou ressuscitar com ele.
    Geraldo Machado Só

    ResponderExcluir
  8. A todos, que através do CTP, procuram na vida o rosto de Jesus Cristo nos olhos do outro, para recriar nosso mundo, pouco a pouco, no Reino de Deus.
    Aos professores, colaboradores, mestres e especialmente minha turma, 2009, um FELIZ NATAL, cheio de esperanças que nossos corações visualizam todas as vezes que estamos perto de DEUS, do SEU FILHO, levados pelo SANTO ESPÍRITO.
    QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA SEMPRE COM VOCÊS.
    Maurício - Turma 2009 CTP

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir